top of page

O Mal Invisível

3.jpg

A violência psicológica age de dentro para fora, é possível dizer que esse tipo de agressão atinge principalmente o lado emocional e afetivo da vítima. O corpo de quem está vivenciando esta situação não aparece com marcas típicas de um espancamento, o efeito dessa violência não está visível aos olhos.

 

Os ataques causam um sofrimento intenso na vítima e, com isso, acarretam algumas alterações como o convívio com amigos e família. Dos tipos de violência enquadrados na Lei Maria da Penha este é o mais difícil de ser provado e analisado. Existem algumas classificações para agressão psicológica, você pode conferir no infográfico a seguir.

facebook.jpg

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência psicológica é “Qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

GABI - 1.jpg

Raquel (nome fictício) é uma universitária que acabou de sair de um relacionamento abusivo. Eles moravam em países diferentes e ele é 15 anos mais velho que a jovem. A seguir consta uma entrevista com Raquel a respeito dos momentos que ela viveu no relacionamento. A voz da vítima foi modificada para preservar a privacidade da mesma. 

Pergunta: Como se deu o início do seu relacionamento com essa pessoa?

Pergunta: Quando foi a primeira vez que você se sentiu psicologicamente abalada?

 

 

Pergunta: A partir desse momento você percebeu que tinha alguma coisa errada com o seu relacionamento?

 

Pergunta: Essas crises de ciúmes foram piorando até que ponto?

 

 

 

 

 

Pergunta: Ao longo do relacionamento você se sentia manipulada por ele?

 

Pergunta: Desde o início do relacionamento você se comportava dessa forma?

 

Pergunta: Alguma vez ele pediu para você deixar de ser amiga de alguém?

 

Pergunta: Como você se sentia nessas situações?

 

Pergunta: Ao longo desse relacionamento você sabia o que estava acontecendo? que aquele era um relacionamento que abusava psicologicamente de você?

 

Pergunta: Qual foi a situação mais traumática que vivenciou no tempo que estava com essa pessoa?

 

Pergunta: Depois desse término como você se sentiu?

 

Pergunta: Qual foi o fator decisivo para encerrar essa relação?

 

Pergunta: Se você pudesse deixar uma mensagem para as mulheres que estão passando pela mesma situação que você vivenciou, o que diria?

 

bottom of page